ACHEI QUE SABIA JOGAR: EXISTE UM PASSO A PASSO PARA FAZER JOGOS?

EXISTE UM PASSO A PASSO PARA FAZER JOGOS?

23, outubro, 2019
O proposito do texto é mostrar, talvez como um passo-a-passo como é o processo de desenvolvimento de um determinado jogo, na perspectiva do que eu vou chamar aqui de, desenvolvedor solo. A grande maioria dos desenvolvedores, foram ou ainda são, desenvolvedores solo.



Para explicitar bem o que pode-se entender de desenvolvedor solo; criador de um determinado jogo que, tem a ideia, conhecimento de programação/engine que vai usar, determina os assets(animações, musicas, efeitos) escolhendo de sites ou até mesmo fazendo os próprios e também por postar e divulgar o trabalho finalizado. Agora que temos conhecimento do que é um desenvolvedor solo, podemos entender como funciona, mas não determinante, os passos para chegar no produto final. Pulando a parte das horas investidas(percebe-se que horas gastas programando projetos que nunca chegam ao fim ou aprendendo elementos, nunca são horas perdidas, sempre são horas investidas), podemos ir direto ao ponto onde aqui neste texto focaremos no desenvolvimento de um game. Ter uma ideia que não pareça absurda para uma ideia inicial(de uma lida neste post sobre como começar a criar jogos) e que ao descreve-la, faça sentido para uma jogatina, deve ser a parte mais complicada, e por isso precisamos conseguir explicar não só o sentido do jogo mas também os elementos que compõe o personagem principal: se ele tem pulo duplo, ou se ele rola quando cai de uma certa altura... Conseguir definir bem esses elementos, entre outros no papel, permitirá o, desenvolvedor solo, ter mais segurança do que esta fazendo e também poder contar com as ideias que surgem logo após concluir a programação base do papel. Saindo do papel contando que o, desenvolvedor solo, já decidiu o estilo do jogo, se é: plataforma ou topdown, conseguiu explicar o objetivo e o personagem principal, é hora de escolher os assets, começando sempre com o mapa, para que possa ambientar o personagem e os itens que aparecerão no layout. Caso saiba desenhar, o projeto tomará mais tempo, porem ficará do melhor jeito possível que queira, podendo ser formatado quando quiser. E caso não saiba desenhar, o desenvolvedor solo, precisará garimpar pela internet os assets que mais podem se adequar ao projeto que esta desenvolvendo, tendo que muitas vezes investir dinheiro(neste ponto o desenvolvedor compromete em entregar um projeto e também espera algum tipo de retorno), para conseguir específicos recursos para o projeto.
[...] Partindo para a programação(de uma lida neste post sobre; não precisar de conhecimento para programação), o desenvolvedor solo, precisa pensar no usuário final, e no dispositivo dos mesmos. Quando criamos um jogo, queremos ter o máximo de pessoas se divertindo em nosso jogo, e isso só é possível caso o jogo seja divertido e acima de tudo, otimizado para os dispositivos dos usuários. Fazer tal coisa exige conhecimento não só da engine que usa, para deixar os códigos limpos e organizados, mas também o conhecimento de lógica de programação, para conseguir debulhar os erros e entender o que esta acontecendo por trás dos gráficos bonitinhos.

Depois de todos os testes(não teste seus próprios jogos) é sempre bom ter pessoas diferentes para poder jogar o seu jogo, para que você consiga ir modificando até ficar agradável para o usuário final. Então é hora de divulgar, e geralmente existem grupos de desenvolvedores nas redes sociais que querem conhecer projetos alheios, ou caso você queira atingir um publico maior, deverá desembolsar dinheiro para divulgação. Não faça nada as pressas, debug sua ansiedade.

Bom, chegamos aqui, e caso você seja um desenvolvedor, nunca fique chateado por não conseguir resolver um problema, pegue esse problema e resuma até encaixar no seu conhecimento, para assim poder aprender, peça ajuda em grupos e siga em frente!

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