ACHEI QUE SABIA JOGAR: CONSTRUCT 2 & 3 — COMO COMPARAR PONTOS ATUAL COM MAIOR PONTOS

CONSTRUCT 2 & 3 — COMO COMPARAR PONTOS ATUAL COM MAIOR PONTOS

20, setembro, 2019
 Hoje aprenderemos como fazer um score simples, onde o sistema compara os pontos atuais com o maior ponto, e se os pontos atuais forem maior que o maior ponto, o sistema setara o ultimo maior ponto. Pode parecer confuso, mas não é! E com esse sistema você pode implementar em uma Array para criar uma lista de scores.



 Já adianto que o sistema que aprenderemos aqui funciona somente off-line, não usaremos nem um sistema de servidores online

 Vou mostrar o fluxograma que usaremos para criar nosso score. Meu personagem tem uma contagem do score inicial em 0(zero), indicada por uma variável de instância tipo numérica, onde quando meu personagem começa a correr, a cada segundo +1(mais um) é acrescentado à essa variável de instância.


Inicialmente temos isso.



 Continuando, precisamos criar outra variável também de instância, numérica com valor inicial em 0(zero), que servirá para o sistema comparar com o score, e assim conseguir identificar qual ponto é o maior.


Ficará assim.


 Já no Event Sheet, precisamos adicionar um evento do sistema, Compare two values, e colocar o valor inicial como sendo o score, a pontuação que nosso personagem faz in game,
comparando, se for maior ou igual, à variável, maxdistance, Done! Agora precisaremos adicionar a ação que faz o personagem, setar a variável de instância maxdistance, como sendo o valor da variável score.




 O sistema já esta entendendo que, quando os pontos que o jogador faz in game for maior que os pontos atuais que ele já tem, o sistema setará os pontos atuais, que foram os últimos pontos feitos, como sendo o ponto máximo, porem caso os pontos atuais forem menor que os pontos máximos que o jogador já tem, nada irá acontecer. Agora precisamos deixar isso visível para mim, para você, e para os futuros jogadores.

 Nada complicado! Crie um Sprite font ou texto com o nome txt_maxdistance, posicione onde queira, e volte no evento que fizemos, adicione a ação, que esse item texto irá setar o texto da variável maxdistance que tem no nosso personagem.




Temos nosso score comparation between points, funcionando! Obrigado pela atenção, e qualquer duvida basta deixar nos comentários.

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