ACHEI QUE SABIA JOGAR: CONSTRUCT 2 & 3 — MENU DE PAUSE USANDO FRAMES

CONSTRUCT 2 & 3 — MENU DE PAUSE USANDO FRAMES

1, outubro, 2019
 Permitir que o jogador de um descanso ou até mesmo realize outras tarefas sem perder seu progresso é essencial, e o menu de pause precisa existir para tal coisa seja realizada. Hoje aprenderemos a fazer um menu de pause simples e de quebra organizar para que não precise ser copiado e colado em cada novo Event Sheet


 Primariamente precisaremos criar um novo Event Sheet que podemos dar o nome de, pauseNplay, essa será a folhas de eventos que poderemos incluir em qualquer fase do nosso jogo, que funcionará da mesma forma, fazendo com que não precisemos copiar e colar os eventos que faremos logo abaixo.

 Com a folhas de evento aberta, crie um grupo com o nome de, play & pause, esse grupo precisará ser desativado no, On start of Layout, de cada fase, e ativado alguns segundos depois; precisamos fazer isso para evitar cliques errados, "miss click", quando as fases iniciarem.

 Pegaremos a imagem abaixo como exemplo do fluxograma; na direita é um botão de retornar, que nos levará ao menu, e na esquerda o botão de pause. Os botões usados estão disponíveis para download no final deste post.


 Precisaremos ter dois Sprites, um deles com a animação de pause e play, e o outro com a animação de retorno. No Sprite pause e play, precisaremos ter uma unica animação com dois frames, sendo o frame 0, a animação de pause com segundo frame de play, o Speed e o Repeat count precisa estar em 0(zero), para que os frames não troquem automaticamente.

No grupo criado, precisaremos criar um sub-evento que compare o, Animation frame, sendo ele igual a 0(zero), queremos que o botão de retornar sete uma posição X,Y fora do layout e que o Time scale do sistema esteja em 1. Declarado isso, precisamos criar um sub-evento no evento Animation frame do nosso botão play e pause, onde o clique do mouse com o botão esquerdo pause o jogo e também mude o frame para o botão pause, com a primeira ação sendo um Wait do sistema de 0.01, para que exista uma ordem de precedência para o sistema executar as ações, como no exemplo abaixo.


 Copie e cole esse código dentro do grupo, pause & play, e mude o Animation frame de 0(zero) para 1(um), sete a posição do botão de retornar para o X,Y dentro do layout, e mude o Time scale de 1(um) para 0(zero).


 Não se esqueça da ordem de precedência das ações. Agora basta incluir essa folha de evento nas fases do seu jogo e organizar os botões nos X,Y que queira. Para incluir novas ações, precisará declarar no evento do Animation frame, um exemplo: Quero que a musica do meu jogo fique mais baixa quando eu pausar e volte ao normal quando o jogo estiver não estiver com pause, declare o nível de decibéis baixo quando o frame for 1(um) e volte ao decibéis normal quando o frame estiver em 0(zero).

no On start of layout esta declarado que o botão retornar sete o X,Y para -100


Os botões foram retirados deste asset no itchio: https://pixel-frog.itch.io/pixel-adventure-1
O unico botão que precisei fazer foi o de pause.



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